sexta-feira, 1 de abril de 2011

O que é seu, o boi não lambe.

A teoria do boi não lambe.


(...)

Toda essa confusão me fez lembrar da minha teoria do boi não lambe. A expressão eu ouvi dos meus pais e da minha vozinha quando era bem pequena. Eles diziam algo como "você é minha e o boi não lambe". Nunca entendi direito a relação da lambeção do boi, com a propriedade de alguma coisa, mas entendi o significado. Passar a informação é o suficiente.

Então, continuando, a teoria do boi não lambe consiste no seguinte: algumas coisas simplesmente são suas, não importa o que aconteça, você não as perde. Se alguma coisa que você acha que era sua foi embora, se perdeu, roubaram ou sei lá, é por que não era para ser seu. Ou seja, o que é seu, o boi não lambe. O que não é, dê adeus.

(...)O que é seu o boi não lambe não, DEUS TÁ NO CONTROLE, se não foi, é pq não era pra ser.
Viva o desapego!

10 comentários:

Paulo disse...

Errado não é isso

Unknown disse...

Na verdade essa expressão vem do tempo da escravidão onde após eles sofrerem castigos severos e ficarem com as costas chicoteadas e sangrando era colocado bois para lamber suas feridas, por terem línguas ásperas e assim uma forma de punir mais ainda os escravos, então antes de usar uma expressão tão pesada, pense nela antes!

Unknown disse...

Dito popular muito pesado e cruel do período Escravocrata...além do sangue, adicionavam mel nas costas do punido, assim os animais ficam ainda mais estigados para continuar lambendo.

Sonzoca disse...

Não. Significa que sendo que o boi gosta de lamber sal, a expressào dada a uma pessoa, significa que ela é "doce", e o boi jamais a lamberia.

Unknown disse...

Top

Estranho??? disse...

Minha namorada me fala isso sempre 🤔

MATHEUS DE JESUS ANDRADE SILVA disse...

Para de mimi o sua "esquerdopata " progressista, ela obviamente não tá tomando o sentido literal ôôô filhote de anta cega, e sim no sentido figurado , e além do mais a escravidão já passou, foi horrível esse período , mas ficar de vitimismo com "dózinha " de tudo que faça referência ao período escravocrata mesmo que indiretamente ou sem intenção só para pagar de boazinha na.internet já tá enjoando.....

Unknown disse...

Eu lí o significado do dito popular, mas meu amigo qd disse pra mim com certeza foi no sentido de afeto. Sou cliente da loja há anos e sempre levo outros clientes. Ele disse Eva por isso gosto de vc, vc é minha e o boi não lambe. Com certeza muita gente não sabe que é um dito popular da escravidão. Então meu colega que é branco e meu é o boi não lambe.

Luciene Arruda disse...

A expressão surgiu no período escravocrata, onde colocavam bois pra lamber as feridas dos escravos (uma forma de tortura), a expressão (você é meu e boi não lambe) hoje usualmente é utilizada no sentido de dizer que a pessoa é importante pra você e que você não deixará nada de ruim acontecer com ela, tipo, vou te proteger.

Cintia Nunes disse...

Melhor resposta!!! A correta.